(11) 5083-4491
(11) 5083-9420Você se considera uma pessoa antissocial?
Se você prefere ficar sozinho no fim de semana assistindo a séries ao invés de sair com outras pessoas, talvez pense que se encaixa nesse perfil. No entanto, o comportamento antissocial pode ter um significado diferente para a psicologia e a psiquiatria.
O comportamento antissocial pode se transformar no Transtorno da Personalidade Antissocial (TPAS), como é conhecida a psicopatia, é uma desordem neuropsiquiátrica muito mais comum do que se imagina, e de difícil diagnóstico e tratamento, segundo especialista, atingindo só no Brasil, de 2 a 4 milhões de pessoas.
Segundo alguns artigos, aproximadamente 80% das pessoas que desenvolvem o TPAS apresentam os primeiros sintomas a partir dos 11 anos de idade, podendo ser mais perceptíveis a partir dos 15 anos, e continuam na vida adulta. As causas não são simples de explicar, pois são resultados de uma complexa interação entre fatores biológicos, genéticos, sociais e ambientais que podem gerar uma predisposição para que o indivíduo desenvolva o transtorno.
Sobre os sintomas, o padrão de desrespeito ao outro e ao patrimônio costuma ser um indicativo importante. E este padrão pode ocorrer por vias diferentes como agressividade, falsidade ou manipulação. Os sinais podem variar de pessoa para pessoa, sendo que um indivíduo pode ter um padrão de comportamento mais hostil/violento, enquanto outro pode funcionar no âmbito da falsidade, sem ser agressivo, por exemplo.
Por conta das características, é bem raro que o paciente identifique seu transtorno, eles não têm crítica sobre o que fazem, que provocam malefícios a quem convive com ele. Passam a acreditar que o comportamento deles está correto e que estão apenas defendendo seus interesses, desejos e necessidades. Mas as pessoas que convivem com um antissocial podem perceber e ajudá-lo a buscar orientação médica.
A Clínica Médica Spatium é uma instituição médica que combina abordagens convencionais e métodos inovadores com serviços médicos para adolescentes, adultos e idosos. Nossos especialistas estão capacitados às causas mais comuns no que se refere a psiquiátrica, psicologia e terapia.
Não espere os sintomas se agravarem procure nossa ajuda.