(11) 5083-4491
(11) 5083-9420O transtorno de personalidade narcisista é um distúrbio no qual uma pessoa tem um senso inflado de auto importância, necessidade de admiração e falta de empatia. O transtorno afeta mais homens que mulheres e pode aparecer na adolescência ou início da vida adulta.
Para identificar um narcisista, precisamos conhecer os sintomas:
É evidente que lidar com uma pessoa narcisista não é uma tarefa fácil e a relação pode não ser das melhores, entretanto, é fundamental ter empatia e paciência com esses indivíduos. Afinal, eles não agem assim porque querem. Eles não possuem a intenção de machucar os demais, por isso, é preciso calma e tranquilidade para conviver. Nesse sentido, é importante enfatizar estar ali para apoiá-los.
Transtorno de personalidade narcisista tem cura?
Os indivíduos narcisistas podem ter dificuldades especiais no ajustamento ao início das limitações físicas e ocupacionais inerentes ao processo de envelhecimento. Assim, com o tratamento adequado pode ocorrer uma melhora importante das disfunções emocionais e relacionais do paciente.
Complicações possíveis
A maior complicação possível em quadros de transtorno da personalidade narcisista é a presença de outros transtornos psiquiátricos como outros transtornos de personalidade, quadros de depressão, ansiedade, psicose e uso de substâncias precisam ser identificados pelos profissionais de saúde, o que muitas vezes pode ser difícil quando o transtorno de personalidade narcisista está mais intenso, agudo e se sobressai nas avaliações.
Prevenção
A identificação de traços do narcisismo e oferta psicoterapia individual e de grupo antes de um agravamento do quadro pode ser fundamental para impedir uma progressão para o transtorno propriamente dito.
Além disso a prevenção e o tratamento dos outros transtornos psiquiátricos é fundamental para proteção desses pacientes com traços de personalidade narcisista que são identificados.
O transtorno de personalidade narcisista pode ser tratado, então, esse amparo é imprescindível nesse momento. A psicoterapia é o tratamento mais indicado para esse tipo de transtorno.
Fonte: www.minhavida.com.br